Praias são locais ‘ideais’ para contaminação por coronavírus, alerta virologistas

Apesar de o isolamento físico ter sido decretado e as praias proibidas para banho e uso em Porto Seguro, nas últimas semanas, foram possíveis observar uma ocupação gradual desses espaços.

O virologista Gúbio Soares explica que há riscos de as praias serem vetores de contaminação. “Geralmente as pessoas se juntam, batem papo com um e outro. E isso é só o que vírus precisa”,  explicou. A única condição ideal seria poder garantir que você estaria sozinho na praia, ressaltou o professor da Ufba.

Uma medida interessante e educativa seria a prefeitura instalar placas informativas sobre a proibição e escalar os agentes da Secretaria de Serviços Públicos e da Guarda Municipal para uma fiscalização mais efetiva e garantir o cumprimento do decreto editado pela prefeita Cláudia Oliveira.

Os agentes da Secretaria irão evitar a presença de comerciantes na praia e entorno. Já os guardas municipais agirão de maneira educativa, orientando a população a respeitar a interdição e a não freqüentar o local. Tomar sol e se exercitar em casa é o recomendado.

Tire dúvidas sobre a vitamina D 

Quanto tempo devo tomar sol?

15 minutos de sol, três vezes por semana, é o suficiente

Qual é o horário adequado?

Quando o sol está mais forte, entre 10h e 16h. Nesse período, existe emissão da radiação UVB, fundamental para a produção da vitamina D

Qual é o local ideal para o banho de sol?

Escolha uma área em que a luminosidade entre livremente, sem atravessar uma janela de vidro, por exemplo

Quais partes do corpo devem estar expostas?

Basta expor 15% do corpo ao sol. O braço ou a perna já é suficiente

Devo usar protetor solar?

Não, pois ele impede a absorção dos raios UVB

Todos podem tomar banho de sol?

Idosos e pessoas com problemas de pele, câncer ou histórico de tumores não devem se expor ao sol sem protetor

Posso tomar cápsulas de vitamina D?

Não precisa. A suplementação é indicada apenas para pessoas que não podem se expor e é preciso consultar um médico antes.

 Existem alimentos ricos em vitamina D?

Sardinha, atum, salmão, óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo e cogumelos, por exemplo, possuem teor de vitamina D.

Por informações: Correio 24 horas



destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário