Neste domingo (3/11), mais de 4 milhões de estudantes vão começar a maratona do Enem.
Faltando tão pouco para as provas, ainda dá tempo de aprender alguma coisa.
“Dá super, pontos específicos nessa revisão, nesse aulão, para aprimorar mais e deixar a gente confiante”, diz Beatriz da Silva Martins, de 18 anos.
Os tradicionais aulões na reta final para o Enem estão cheios. Um, em Belo Horizonte, reuniu mais de 200 alunos da rede estadual.
Repórter: É impressão minha ou a ansiedade está batendo?
Laura Juliana Fernandes Cunha, de 18 anos: Está, está na porta, não tem jeito.
Os estudantes lá tiveram acesso a uma plataforma digital criada pelo governo de Minas Gerais e contaram com a ajuda até da inteligência artificial.
“Eles fizeram a redação. Tira a foto da redação e a inteligência artificial faz a correção dessa redação e ele já recebe o resultado da redação de acordo com a correção do Enem”, diz Igor de Alvarenga, secretário Estadual de Educação de MG.
O Enem, em 2024, tem mais de 4,3 milhões de inscritos. Serão quase seis horas de provas no primeiro dia do Enem. Os estudantes vão encarar 90 questões das áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Essa maratona do conhecimento, às vezes, pode parecer assustadora. Por isso é importante também saber relaxar.
Criaturas de outro mundo ajudaram a descontrair a turma em um aulão de uma escola da rede particular de BH. Ninguém quer que o Enem vire um monstro.
“Não tem que ter susto nenhum na hora da prova, chegar e até rir dela”, diz Paulo de Alcântara Sena, de 18 anos.
“Não é hora de colocar mais desafios. É hora de estar confiante, tranquilo e que tudo que tinha que ser feito foi feito e esse aluno está bem preparado. Agora, é divertir, confiar e conseguir a vaga que esses estudantes sonham”, afirma Vinicius Costa, coordenador de pré-vestibular.
Fonte: Jornal Nacional