Com o tema “Equidade: Somos iguais e aprendemos diferente”, a Jornada Pedagógica lotou auditório da UFSB, na manhã de 02/02, dando o pontapé inicial para a abertura do ano letivo em Porto Seguro. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o evento reuniu professores, coordenadores, diretores e gestores da rede municipal para avaliar os rumos e traçar novas metas para o ensino em 2026.
O secretário de educação, Luiz Leal, mencionou os diversos avanços do setor, destacando o reconhecimento obtido através de indicadores oficiais, como o melhor sistema de alfabetização da Bahia. “E isso não é pouco. Estamos alcançando cada vez mais espaço e notoriedade no cenário estadual e hoje somos referência. Graças à dedicação dos nossos professores e educadores, os alunos das escolas indígenas e da sede alcançam os mesmos índices. Por isso estamos falando em equidade”, disse o secretário.
Ele agradeceu ao prefeito Jânio Natal pela oportunidade de estar liderando a Secretaria de Educação. “Temos hoje a oportunidade de estar com essas pessoas, que trabalham para mudar a realidade de 32 mil alunos em Porto Seguro. Isso significa que de alguma maneira alcançamos quase toda a população da cidade. E essa responsabilidade deve servir de combustível para oferecermos educação de qualidade em nosso município, em um grande movimento para que nossas crianças e adolescentes realmente aprendam. Esse é o nosso maior objetivo”, resumiu.
O evento foi apresentado pelo professor Help e a supervisora pedagógica Ana Lea, com a presença da subsecretária Érika Magnavita e de representantes do IFBA E UFSB. A numerosa plateia assistiu ainda a uma apresentação cultural dos alunos da Escola Helena Rebocho. Na parte da manhã e à tarde, os educadores participaram também de painéis e palestras, abordando temas como Diversidade, Neurosiversidade, Permanência e Aprendizagem, Sala de aula como Espelho da Sociedade e o Papel da Educação na Prevenção da Violência contra a Mulher.
Veja galeria de fotos abaixo: