Apresentados entre os dias 22 e23 deste mês de agosto (quarta e quinta-feira passadas), no Centro de Cultura de Porto Seguro, o projeto artístico cultural, intitulado Culminância dos projetos Artísticos Culturais, vem se consolidando como o maior e mais importante evento cultural estudantil da cidade.
Fomentado pela Secretaria de Educação do Estado, desde 2010, o projeto reúne trabalhos e apresentações artísticas em diversas modalidades.
Teatro, música, pinturas, gravuras, esculturas, corais e diversas manifestações artísticas, são expressos, e apresentadas com muito esmero, autenticidade e entusiasmo pelos alunos, professores, coordenadores e colaboradores durante dois dias, no Centro de Cultura da cidade.
Em conversas com a nossa reportagem, a coordenadora pedagógica, professora Alessandra Tito, uma das responsáveis pela organização do evento, revelou toda sua satisfação e alegria pelo sucesso do evento, “É um momento lúdico, que aproxima verdadeiramente as pessoas, onde os alunos se expressam com a alma e emoção que encanta a todos envolvidos e que aqui vêm prestigiar”. Ainda sem conseguir dissimular seu entusiasmo, a professora Alessandra acrescenta que o projeto proporciona uma maior interação na concepção de educação de forma integral, e mostra na prática que, não é só a educação cognitiva (aprendizados de matemática e elaboração de textos, por exemplo) que edifica uma boa escola, mas, também, a potencialização do aspecto cultural, a interação sócio emocional de professores e alunos, compõem resultados positivos e significativos para toda a comunidade.
Os projetos selecionados aqui em Porto Seguro, seguirão para uma seletiva regional em Eunápolis, e aqueles classificados participarão da grande final estadual, em Salvador, quando serão premiados os primeiros colocados.
O julgamento dos melhores trabalhos e apresentações fica a cargo de especialistas e acadêmicos da UFSB, assim como de pessoal do patrimônio histórico e representantes da comunidade, sabidamente reconhecidos como autoridades nas modalidades pertinentes; O que vem garantido uma melhoria substancial, ao longo dos anos, nas exposições culturais promovidas.
Já o aluno Gustavo Gimenez que se apresentou em duas modalidades, o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e do ENCANTE (Composição de Música e Coral), definiu assim sua participação: “É um grande momento e oportunidade para se conhecer a realidade entre palco e público. Na “Culminância”, cada um se identifica e faz o que gosta”.