CIEPS e Escola Estadual Cristina Batista têm projetos selecionados para FECIBA

Os projetos premiados na FECIBA participarão de outra feira nacional, que acontecerá em São Paulo, capital, denominada FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)

 

A FECIBA( Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), evento realizado anualmente pelo governo do estado da Bahia, selecionou 05 projetos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede estadual de ensino de Porto Seguro.

Os projetos selecionados, ( 04 projetos do CIEPS, e 01 projeto da Escola Estadual Cristina Batista), abordaram os seguintes temas:

-Suicídio na Juventude (CIEPS)

-Daltonismo- Dificuldades de um Daltônico (CIEPS)

-Energia Renovável (CIEPS)

=Energia Sustentável- Carregador auto-sustentável (CIEPS)

-Alimentação- Base de Tudo (Escola Cristina Batista)

A cidade de Sta. Cruz Cabrália, também foi contemplada com o projeto “Modelando a Matemática na Revitalização da Biblioteca”, apresentado pelos alunos da Escola Estadual Professora Terezinha Scaramussa.

A feira, que está na sua sétima edição, acontecerá este ano, durante o “XIX Encontro Internacional Virtual Educa”, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à educação, que será realizado de 04 a 08 de junho, pela primeira vez na Bahia, no estádio da “Fonte Nova”.

Nesta edição da FECIBA foram submetidos 404 projetos de iniciação científica, dos quais foram selecionados 240 para apresentação. A ação envolverá a participação direta de 480 estudantes e de 240 professores orientadores dos projetos selecionados. São projetos desenvolvidos por estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino.  Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social.

Os projetos premiados na FECIBA participarão de outra feira nacional, que acontecerá em São Paulo, capital, denominada FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)

Aqui em Porto Seguro, de acordo a Coordenadora pedagógica, Maria Dalva e a professora de química, Alana Souza de Carvalho, atualmente Articuladora de Áreas- (Humanas, Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza) do CIEPS, e que aparecem na capa da matéria, foram cerca de 40 projetos apresentados internamente, dos quais 10(dez) foram pré- selecionados e enviados para o governo do estado para avaliação.

“Estimular o aluno para a prática científica é o grande propósito da feira”, destacou Alana.

Já na Escola Cristina Batista, foram uns 40 projetos apresentados internamente, 03 pré-selecionados e enviados para Salvador.

Professora Ermelina e o professor Iranildo da Escola Cristina Batista

Ainda, de acordo o professor Iranildo, da Escola Cristina Batista, na edição anterior da feira, a escola também foi premiada com um trabalho que abordava o meio-ambiente e versava sobre reaproveitamento de embalagens plásticas.

Já o Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, afirmou:“A FECIBA é uma das iniciativas por meio da qual estamos incentivando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”

A reportagem do Jojô Notícias não pode entrevistar os alunos autores dos projetos contemplados, devido à um termo de cessão de imagens firmados pelos pais destes com o Governo do Estado.

Vejam abaixo a relação dos alunos e respectivos orientadores que acompanharão os mesmos na apresentação em Salvador:

-Suicidio na juventude: (CIEPS)

Alunos: Gisele Santos e Stephany Aragão

Orientador: Maria Dalva Cardoso Marques

-Daltonismo- As dificuldades de um daltônico (CIEPS)

Aluno: João Eduardo Peukert da Silva

Orientadores: Cristiane Vargas, Valdiléia e Enéas Murilo Cerqueira da Silva

-Energia Renovável:

Alunos: João Victor Souza do Nascimento e Michell Maia da Luz (CIEPS)

Orientador: Bernardo Acaccio Ramos de Azevedo

– Energia Sustentàvel- Carregador Auto-sustentável

Alunos: Pedro Henrique Meira Romano e Pedro George Rocha Galvão (CIEPS)

Orientador: Walmirian Machado Vera

-Alimentação- Base de Tudo

Alunos: Stefane Rayane Almeida Santos e Keiliane Amorim dos Santos (Escola Cristina Batista)

Orientadores: Iranildo Ferreira Lira e Ermelina Nunes de Oliveira

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário