A FECIBA( Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), evento realizado anualmente pelo governo do estado da Bahia, selecionou 05 projetos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede estadual de ensino de Porto Seguro.
Os projetos selecionados, ( 04 projetos do CIEPS, e 01 projeto da Escola Estadual Cristina Batista), abordaram os seguintes temas:
-Suicídio na Juventude (CIEPS)
-Daltonismo- Dificuldades de um Daltônico (CIEPS)
-Energia Renovável (CIEPS)
=Energia Sustentável- Carregador auto-sustentável (CIEPS)
-Alimentação- Base de Tudo (Escola Cristina Batista)
A cidade de Sta. Cruz Cabrália, também foi contemplada com o projeto “Modelando a Matemática na Revitalização da Biblioteca”, apresentado pelos alunos da Escola Estadual Professora Terezinha Scaramussa.
A feira, que está na sua sétima edição, acontecerá este ano, durante o “XIX Encontro Internacional Virtual Educa”, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à educação, que será realizado de 04 a 08 de junho, pela primeira vez na Bahia, no estádio da “Fonte Nova”.
Nesta edição da FECIBA foram submetidos 404 projetos de iniciação científica, dos quais foram selecionados 240 para apresentação. A ação envolverá a participação direta de 480 estudantes e de 240 professores orientadores dos projetos selecionados. São projetos desenvolvidos por estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino. Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social.
Os projetos premiados na FECIBA participarão de outra feira nacional, que acontecerá em São Paulo, capital, denominada FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)
Aqui em Porto Seguro, de acordo a Coordenadora pedagógica, Maria Dalva e a professora de química, Alana Souza de Carvalho, atualmente Articuladora de Áreas- (Humanas, Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza) do CIEPS, e que aparecem na capa da matéria, foram cerca de 40 projetos apresentados internamente, dos quais 10(dez) foram pré- selecionados e enviados para o governo do estado para avaliação.
“Estimular o aluno para a prática científica é o grande propósito da feira”, destacou Alana.
Já na Escola Cristina Batista, foram uns 40 projetos apresentados internamente, 03 pré-selecionados e enviados para Salvador.
Ainda, de acordo o professor Iranildo, da Escola Cristina Batista, na edição anterior da feira, a escola também foi premiada com um trabalho que abordava o meio-ambiente e versava sobre reaproveitamento de embalagens plásticas.
Já o Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, afirmou:“A FECIBA é uma das iniciativas por meio da qual estamos incentivando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”
A reportagem do Jojô Notícias não pode entrevistar os alunos autores dos projetos contemplados, devido à um termo de cessão de imagens firmados pelos pais destes com o Governo do Estado.
Vejam abaixo a relação dos alunos e respectivos orientadores que acompanharão os mesmos na apresentação em Salvador:
-Suicidio na juventude: (CIEPS)
Alunos: Gisele Santos e Stephany Aragão
Orientador: Maria Dalva Cardoso Marques
-Daltonismo- As dificuldades de um daltônico (CIEPS)
Aluno: João Eduardo Peukert da Silva
Orientadores: Cristiane Vargas, Valdiléia e Enéas Murilo Cerqueira da Silva
-Energia Renovável:
Alunos: João Victor Souza do Nascimento e Michell Maia da Luz (CIEPS)
Orientador: Bernardo Acaccio Ramos de Azevedo
– Energia Sustentàvel- Carregador Auto-sustentável
Alunos: Pedro Henrique Meira Romano e Pedro George Rocha Galvão (CIEPS)
Orientador: Walmirian Machado Vera
-Alimentação- Base de Tudo
Alunos: Stefane Rayane Almeida Santos e Keiliane Amorim dos Santos (Escola Cristina Batista)
Orientadores: Iranildo Ferreira Lira e Ermelina Nunes de Oliveira