Chico Cancela ministra palestra para Academia de Letras

Na noite de quarta-feira, 26 de setembro, o professor Francisco Cancela apresentou palestra em evento organizado pela Academia de Letras de Porto Seguro, realizado no Portobello Park.

Para o professor, a palestra foi a oportunidade de apresentar o Museu de Arte e Sacra da Misericórdia, da qual coordena. “É importante que as pessoas voltem suas atenções para o Museu, na divulgação do espaço e da produção de conhecimento que ele pode e está proporcionando”, conta.

Após a palestra, o historiador abriu sessão de autógrafos do seu mais recente livro: “Os índios e a colonização na antiga Capitania de Porto Seguro”, da Paco Editorial, 2018. Em entrevista para o Jojo Notícias, Cancela fala um pouco do livro: “ele tem como temática, a história dos povos indígenas na Capitanioa de Porto Seguro da segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX, e coloca o índio como protagonista, pois foram eles que criaram as vilas de nossa região como Belmonte, Prado, Alcobaça, que hoje se tornaram cidades. O livro tem uma visão diferente do índio, não como empecilho, mas como instrumento de colonização. Sua participação na produção da farinha, tornando a região a maior produtora do país na época. Sua tecnologia de produção, do modo de plantar e de colher. É uma contra narrativa. Faço uma ponte com esse trabalho, para que Porto Seguro não seja apenas conhecida como o local onde as esquadras de Cabral chegou, porque existe muito mais história para ser explorado do município”, discorreu o professor.

Para quem não conhece Francisco Cancela, ele é doutor em história, professor adjunto da Uneb, coordenador do Museu de Arte Sacra da Misericórdia e membro da Academia de Letras de Porto Seguro. Ele também é militante do PSOL e concorreu nas últimas eleições para prefeito em Porto Seguro.

A Academia de Letras segue com palestras culturais agendadas para os próximos meses. No dia 10 de outubro, o empresário e escritor Joaci Goés ministrará palestra sobre a atualidade da poesia de Castro Alves. E no dia 7 de novembro, o escritor Romeu Fontana ministra “Sexus com plexus – A história da sexualidade de porseguro desde 1500”.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário