A educação nutricional está sendo abordada de forma lúdica nas escolas do Município de Porto Seguro, entre os dias 13 e 31/03. Com uma programação voltada para o público da educação infantil, a conscientização da importância do consumo de alimentos saudáveis ocorre com apresentações de teatro e música, que são conduzidas pela contadora e pedagoga Nádia Barbuglio.
As apresentações ocorrem em 47 unidades escolares de creches e pré-escola e têm como objetivos promover hábitos alimentares saudáveis, por meio da aceitação de uma maior variedade de alimentos e sensibilizar os alunos e alunas da importância da higienização das mãos ao fazer suas refeições. Para alcançar esse propósito, será contada uma história, através da representação teatral, com duração de 25 minutos.
O cardápio da alimentação escolar das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino é composto por frutas, legumes, verduras e demais ingredientes para uma refeição rica do ponto de vista nutricional. “Fazemos tudo de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, conta a secretária Dilza Reis, referindo-se ao programa do governo federal que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional (EAN) a estudantes da educação básica pública.
A Escolinha Tio Patinhas atende crianças com idades entre quatro e cinco anos. As crianças demonstram satisfação com a alimentação que é oferecida. Para a pequena Sofia, as frutas são parte importante do cardápio, assim como para Alicia, que gosta de frutas e de tapioca. Camilo gosta de ravióli, já Lua prefere arroz e feijão.
Para a superintendente de controle na alimentação escolar da SEDUC, Valcineia Maria Galdeia, iniciativas como essa são de extrema importância para a alimentação escolar do público infantil. “Muitas vezes, a criança rejeita o alimento e ações como essa chamam a atenção para o valor nutricional dos produtos que estão sendo oferecidos”.
A iniciativa desse projeto é da empresa Soluções no Mundo das Pessoas, responsável pela alimentação escolar no Município de Porto Seguro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC)
Por Informações: ASCOM/ Porto Seguro