A Prefeitura de Porto Seguro está investindo no setor da Educação e iniciou a construção de cinco novos equipamentos, sendo quatro escolas e uma creche, todos com recursos próprios. As obras representam um marco na história do município e reforça o compromisso da gestão em oferecer uma infraestrutura moderna e de qualidade para alunos e professores.
As obras das novas escolas foram iniciadas e seguem em andamento nos distritos de Trancoso, Vale Verde e no Alto do Vilas, em Arraial d’Ajuda. Os projetos têm os padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contam com 13 salas de aula, quadra poliesportiva, auditório, anfiteatro, salas multifuncionais, sala dos professores, biblioteca, refeitório e banheiros adaptados. São equipamentos grandiosos, implantados em áreas com mais de 10 mil metros quadrados, que irão transformar o cenário educacional do Litoral Sul. Em Trancoso, por exemplo, esta será a primeira escola nova construída desde 2006.
A quarta escola do pacote ainda está em fase de definição do local, mas já tem como foco atender a comunidade do Complexo Baianão, beneficiando as famílias das imediações do Paraguai e Parque Ecológico. A nova unidade escolar será fundamental para ampliar a oferta de vagas e atender à crescente demanda por ensino de qualidade na região.
Além das escolas, a Prefeitura também está construindo uma nova creche no Alto do Vilas, em Arraial d’Ajuda, que deverá praticamente zerar o déficit por vagas no distrito. Com capacidade para atender até 600 crianças, a unidade proporcionará um ambiente adequado para o desenvolvimento das crianças na primeira infância, além de dar mais tranquilidade às famílias da comunidade.
Para o prefeito Jânio Natal, os investimentos representam um divisor de águas na Educação de Porto Seguro. “Estamos construindo um novo tempo para a nossa cidade, investindo no futuro das nossas crianças e adolescentes, através da Educação. As escolas e a nova creche são fruto de muito trabalho e planejamento, e vão garantir um ensino de qualidade, em espaços novos e adequados para o aprendizado. Tudo feito com recursos próprios”, destacou o prefeito.