Com foco no desenvolvimento turístico e na qualidade de vida dos moradores, a Neoenergia Coelba anunciou um robusto plano de investimentos para o Extremo Sul baiano. O aporte de R$ 35,6 milhões foi destinado à duplicação da potência das subestações de Trancoso, Prado e Mucuri, preparando a rede elétrica para o expressivo aumento de demanda (cerca de 20%) esperado para a temporada de Verão 2025/2026.
Foco em Trancoso e Desenvolvimento Regional
O anúncio detalhado ocorreu nesta quinta-feira, justamente na Subestação Trancoso, que agora conta com o dobro de sua capacidade original. A escolha estratégica do distrito reflete sua importância como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A ampliação não apenas garante o brilho das festas de final de ano, mas também sustenta o crescimento do comércio, da rede hoteleira e de novos empreendimentos, beneficiando diretamente mais de 100 mil pessoas em toda a região.
Prevenção e Alta Tecnologia
Além da ampliação física das subestações, a distribuidora intensificou as ações preventivas e o uso de tecnologia de ponta para evitar interrupções:
- Manutenção em Dia: Foram realizadas 28 mil podas de árvores e a inspeção de mais de 4,3 mil quilômetros de rede para evitar interferências externas.
- Inovação no Campo: A Coelba agora utiliza o BESS (sistema de armazenamento de energia em baterias) para suportar picos de demanda e antenas Starlink para garantir que as equipes de campo consigam se comunicar com a central mesmo em locais remotos.
- Flexibilidade Operacional: 18 novas interligações de rede e a disponibilidade de subestações móveis garantem agilidade em caso de emergências.
“Todas as entregas que havíamos prometido para o último Verão foram finalizadas. Seguimos avançando com o nosso compromisso de entregar uma energia de qualidade aos baianos”, afirmou Leonardo Silva, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.