Pescadores capturam pirarucu gigante de 92 kg e mais de dois metros na Bahia

Pescadores da cidade de Malhada, no sudoeste da Bahia, capturaram mais um peixe gigante nesta segunda-feira (26/05). Após a pesca de um animal de 80 kg e 2,2 metros em abril, trabalhadores da cidade pegaram um peixe de 92 kg e 2,15 metros, conforme estimado pelos próprios pescadores.

Trata-se de um peixe da espécie pirarucu, normalmente encontrado no Norte do Brasil e que levou três dias para ser capturado.

Pescadores capturam peixe de 90kg e mais de 2 metros de comprimento em lagoa na Bahia — Foto: Eliane Souza

Segundo o pescador Juarez Antunes da Silva, que conseguiu pegar o animal com a ajuda de outros quatro colegas, esta foi a primeira vez que ele capturou um peixe deste tamanho. “A emoção foi grande demais”, resumiu em entrevista ao g1. O profissional de 54 anos atua há mais de duas décadas como pescador.

“Inclusive, [já] tinha uns três dias que a gente vinha tentando pegar ele. Colocamos as redes, [elas eram] bem mais fracas, e ele quebrava. Aí hoje nós levamos uma rede bem ‘grossona’ e, mesmo assim, ele quebrou ela uma vez, mas nós conseguimos capturá-lo”.

O pirarucu foi encontrado na Lagoa do Mucambo e capturado por volta das 16h. Moradores da cidade fizeram vídeos do animal, que impressionou a todos pelo tamanho. Após realizar a façanha, o grupo de pescadores pretende vender o animal.

Essa espécie de peixe é nativa da região amazônica e é uma das maiores de água doce do mundo. O pirarucu pode atingir até 3 metros de comprimento e chega a pesar mais de 200 quilos.

Outro grupo pesca peixe gigante de 80 kg e dois metros de comprimento em Malhada

Em abril, um grupo de sete pescadores da cidade capturou um peixe de 80 kg e 2,2 metros de comprimento no rio São Francisco. De acordo com eles, o animal também era um pirarucu. (veja aqui) 

“Foi complicado tirá-lo da água, ele quase virou o barco. Precisou de bastante gente para puxar a rede”, contou Celso Batista, integrante do grupo que participou da pescaria.

Para capturar o pirarucu, foram necessárias horas de paciência e um plano bem elaborado: colocar a rede de forma que o peixe não a rasgasse, atrai-lo com sons na água e depois puxá-lo para fora.

Fonte: G1 Bahia

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário