Reserva Pataxó “Porto do Boi” encerra hoje o Festival Intergalático dos Povos Originários

O Centro Cultural do povo Pataxó da Reserva “Porto do Boi”, que há 14 anos decidiu abrir as portas da sua reserva para dividir sua cultura com pessoas que visitam o vilarejo de Caraíva, encerra neste domingo, 28/07, a programação “VIVÊNCIAS, iniciada na quarta-feira, 25/07.

O evento criado por um grupo de índios que sonham em preservar toda sua sabedoria e preciosa ligação com a natureza, contou com oficina sobre a história do povo Pataxó, artesanato, comidas típicas, uso de ervas medicinais, ritual pataxó e pintura corporal dentre outras.

Pamonha, comida típica experimentada na reserva

O Centro Cultural Indígena parou de funcionar em 2015, devido ao desmoronamento da Oca principal, local onde eram desenvolvidas as atividades acima descritas; sendo reinaugurado em dezembro de 2018.

Quem já visitou o Vilarejo de Caraíva ou praias aos arredores, com certeza tiveram algum contato com os índios. Aqueles com sorte acharam e visitaram a reserva do Porto do Boi, que recebe pessoas de todo o Brasil e turistas de outros países do mundo.

Ritual Pataxó

O vilarejo, de acordo com o IPHAN, mesmo com as marcas da primeira ocupação européia no Brasil, apresenta um índice de preservação extraordinário. Essa reserva fica dentro do Parque Nacional de Monte Pascoal, a 6 km da vila de Caraíva, rio acima, de barco, ou 6 km de bugre, saindo de Caraíva em direção a Aldeia Barra Velha.

A FUNAI estima em cerca de 20 mil índios que ainda habitam a Costa do Descobrimento.

“Convidamos a todos para participar da celebração da nossa cultura, através das Vivências realizadas no Centro Cultural, com a história do povo Pataxó”, convoca as lideranças indígenas da Reserva pataxó “Porto do Boi”.

As Vivências são realizadas duas vezes ao dia a partir das 9h e 14h.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário