Prefeito Jânio Natal sanciona Lei Municipal que homenageia “Seu Frô”, guardião do samba de couro

O Prefeito Jânio Natal sancionou a Lei Municipal n° 1.972/23, de 28 de novembro de 2023, instituindo o “Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares”. Intitulada Lei da Cultura Popular “Seu Frô”,  a nova lei é uma homenagem ao Sr. Florivaldo Vieira de Lima, mais conhecido como Seu Frô.

Nativo de Trancoso, Seu Frô era uma personalidade muito conhecida e respeitada, pela sua alegria de viver e pelo empenho como guardião do samba de couro, uma tradição cultural do vilarejo, que ele fazia questão de valorizar e preservar para as futuras gerações. Presença constante nos principais acontecimentos de Trancoso, Seu Frô morreu em 30 de setembro de 2021, aos 87 anos, deixando sua marca entre moradores e turistas que tiveram o privilégio de conhecer a sua arte.

Pela Lei, poderão ser reconhecidos como Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares de Porto Seguro as pessoas cujos conhecimentos simbólicos e técnicas de produção e transmissão de conhecimento sejam considerados representativos da cultura do Município. Serão contemplados aqueles que, possuindo atuação no município há pelo menos 10 anos, se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados, e outras, cuja vida e obra foram dedicados à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura de Porto Seguro.

“Com toda a riqueza histórica e cultural de Porto Seguro, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição de mestres como Seu Frô para a valorização da nossa cultura popular. O samba de couro, tão difundido por ele, é uma grande expressão do modo de vida de um povo, que precisa ser reconhecido e preservado na memória de todos”, afirma o prefeito Jânio Natal.

O Programa sancionado apresenta uma importante diretriz para a produção de inventários e documentários, salvaguardando o tombamento de grandes expressões da cultura popular de Porto Seguro.

Por Informações: ASCOM- Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário