Enquanto não vira museu, Casa da Lenha sedia encontro para criação do Plano Municipal de Museus e de exposição Tupinambá

A Superintendência Municipal de Cultura lançou no dia 22 de outubro, na Casa da Lenha, em Porto Seguro, o Projeto “Diálogos Culturais”. O encontro teve como foco, os museus da cidade, e o objetivo foi o de ouvir a comunidade para  formatar o Planejamento Estratégico da Cultura.

O espaço foi dado para ouvir representantes da cultura no município, o que para Superintendência vai respaldar a confecção do Plano Municipal de Museus, com a indicação das diretrizes, caminhos e ações, no intuito de cumprir de forma integrada sua missão nas funções de preservação, coleta, pesquisa e salvaguarda de coleções e referências culturais, assumindo seu papel social e de destaque na educação e no turismo cultural.

Manto Tupinambá

A Casa da Lenha volta a ser palco da cultura municipal, a partir do dia 28 de outubro, com a exposição KWÁ YAPÉ TURUSÚ YURIRI ASSOJABA TUPINAMBÁ, a grande volta do manto Tupinambá, que poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 27 de novembro.

A exposição, contemplado pelo prêmio FUNARTE Artes Visuais 2020/2021, integra o projeto “Os artistas viajantes europeus e o caso dos mantos tupinambás nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Seguro”; e conta com obras de Edimilson de Almeida Pereira, Fernanda Liberti, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Livia Melzi, Rogério Sganzerla e Sophia Pinheiro e curadoria de Augustin de  Tugny, Glicéria Tupinambá, Juliana Caffé e Juliana Gontijo. Seguindo os protocolos de segurança, será obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social de 1,5 m e será disponibilizado álcool em gel.

A exposição é uma parceria do Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura, a Funarte e a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Cultura.

A exposição marca também a abertura da “Casa da Lenha”, sede da Superintendência de Cultura, também como espaço de exposições. A intenção da Prefeitura é de transformar a Casa da Lenha em Museu. Enquanto isso não acontece, o local continua como palco para encontros e mostras culturais.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário