Eleição para Conselho de Cultura será realizada pela internet em Porto Seguro

Após manobras da gestão “fraterna” de Cláudia Oliveira que,  usando de artifícios espúrios, realizou a indicação de pessoas da sua confiança para o Conselho de Cultura de Porto Seguro, numa tentativa de chancelar e inibir as ações de Cultura do governo Jânio Natal, que se iniciava; o Conselho se liberta de suas amarras, com a realização de novas eleições, desta feita, independente e transparente, após cumpridos os dois anos regimental para sua renovação, com as cicatrizes do abandono e isolamento de seus membros.

O edital para eleição dos membros representantes da sociedade civil, para o Conselho Municipal de Cultura no biênio 2023/2025, foi divulgado pela Secretaria de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico, por meio da Superintendência da Cultura, da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.

Além da votação presencial que acontecerá no dia 30 de janeiro, a eleição será realizada, pela primeira vez, de forma remota, por meio da internet.

A informação partiu do presidente do Sindicato dos Músicos e Artistas do Estado da Bahia – SINDMAEB – Sérgio Couto, que também discordava das ações da antiga gestão e preferiu sair do Conselho.

Os artistas e agentes culturais do município devem se cadastrar no site da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação. Uma comissão eleitoral realizará análise e validação dos cadastros, conforme o regulamento do edital, formando assim o Colégio Eleitoral.

A votação pelo site acontece entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Segundo o presidente do Sindicato, que chegou a fazer parte do Conselho, serão eleitos oito membros e oito suplentes da sociedade civil, sendo um representante de cada segmento. São eles:  Artes Visuais, Design e Artesanato; Música; Artes Ciências; Cultura Populares e Identitárias; Cultura Indígena; Literatura; Patrimônio material e imaterial; Audiovisual. “Se a pessoa, o artista quiser fazer parte do Conselho ou votar nessa eleição, tem que realizar o cadastro e aguardar a análise no seu segmento. O processo eleitoral online facilita muito na vida das pessoas”, indica Couto.

Os representantes da sociedade civil eleitos se juntam aos outros oito que são escolhidos institucionalmente pelo Município, totalizando 16 conselheiros.

Mais informações pelo link: https://inscricao-cultura.portoseguro.ba.gov.br/;  onde está disponibilizado o edital e o cadastramento.

Por: Cris Moura

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário