5ª Festival de Cinema de Trancoso, que acontece em setembro, tem como tema: “Novas Referências”

A 5ª edição do Festival de Cinema de Trancoso, de 13 a 17 de setembro, com uma programação inédita promove cinco dias de exibição de filmes, debates com especialistas, workshops e apresentações artísticas entre as projeções de cinema.

O tema ‘Novas Referências’ é a base da abordagem nesse ano, levando em conta o ser humano, o planeta e os tempos atuais que clamam por novos espelhos.

A cerimônia de abertura apresentará o conceito e missão do festival, onde homenageados nacionais e internacionais serão honrados com troféus: lanças indígenas, especialmente fabricadas e entregues pela comunidade pataxó, mostrando um pouco da ancestralidade brasileira.

A sustentabilidade e o meio ambiente nortearão o segundo dia do evento, já o terceiro será destinado ao mercado cinematográfico e o quarto às mulheres e diversidades, com um luau no encerramento e sessão de cinema a céu aberto para os participantes. Os melhores filmes com temática ambiental e indígena serão exibidos entre os dias 21 e 24, em Caraíva, Nova Caraíva e Itaporanga.

O Festival de Cinema de Trancoso conta com o suporte dos empresários de Trancoso e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Farmácia Indiana.

Circuito Gastronômico de Trancoso

Outra novidade é o 2º Circuito Gastronômico de Trancoso, de 12 a 30 de setembro. Os restaurantes da vila são convidados a criar pratos inspirados em um filme, personagem ou diretor de cinema. O intuito não é competição, mas a integração do público com o cinema, a cultura e culinária regional como forma de multiplicação das tradições de Trancoso.

“Acreditamos que a arte, o cinema e a gastronomia têm o poder de educar, honrar memórias e ressignificar valores éticos e morais, formando uma sociedade mais harmoniosa, interessante, culta e mais responsável em seu curso natural de aprimoramento”, pontua, Flávia Barbalho.

Trancoso entregará Prêmio Socioambiental no 50º Festival de Cinema de Gramado

Devido sua importância reconhecida nacionalmente, o Festival de Cinema de Trancoso integra o programa do ‘II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras’, marcado entre 15 a 17 de agosto, no 50º Festival de Cinema de Gramado.

A diretora do Festival de Cinema de Trancoso, Flávia Barbalho, faz parte do júri responsável em analisar 27 projetos do Brasil, Paraguay, Argentina e Uruguai, entre longas metragens e séries em busca de coprodução audiovisual, a serem realizados ou já em elaboração. Representado Trancoso, Flávia entregará um prêmio socioambiental ao projeto com maior relevância no tema.

Saiba mais através das plataformas digitais e compartilhe! @festivaldecinemadetrancoso / www.festivaldecinemadetrancoso.com.br

Por Informações: ASCOM / Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário