A gaúcha Maria do Carmo chegou ao distrito de Caraíva, município de Porto Seguro, em 1976, quando o vilarejo ainda apresentava muitas características do povoamento iniciado no século XVI, por portugueses, próximo ao rio Caraíva, onde viviam diversas tribos indígenas.
Dona de um talento imensurável, Duca adotou Caraíva no coração e no nome, descobrindo uma habilidade que nem sonhava ter – a de pintar: são delas as intervenções urbanas que se vê em toda Caraíva. Quase onipresentes, estão espalhadas por casas, muros e lixeiras, criando uma verdadeira identidade visual. Com o tempo, Duca tornou-se um verdadeiro ícone para os moradores de Caraíva, que se sentem representados na alegria e nas cores vivas das pinturas espalhadas por toda vila.
Em dezembro de 2023, o Prefeito Jânio Natal sancionou a lei que reconhece a obra de Duca Caraíva como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Seguro, uma justa homenagem que imortaliza um dos maiores talentos da cidade e sua obra, já reconhecida nacional e internacionalmente.
Parte de suas obras poderão ser apreciadas durante a 2ª edição do Salão das Artes, a partir do dia 20 de dezembro, das 9h às 16h, na Casa de Câmara e Cadeia, na Cidade Histórica!
Por Informações: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro