Chove intensamente na Costa do Descobrimento

Desde ontem, as chuvas têm castigado o norte do Espírito Santo e Sul e Extremo Sul Baiano. Em Porto Seguro, as chuvas começaram nesta manhã e a previsão é que permaneça a tarde toda, com período de estiagem, apenas à noite.

Nas últimas 24 horas, entre a manhã de 12 e 13 de dezembro Itamaraju, no sul da Bahia, foi uma das cidades que mais choveu no Brasil, com 89,6mm, o que corresponde a 60,5% da Climatologia de dezembro (148mm). Tudo de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Fonte: Climatempo

Previsão de aumento de chuva nesta semana na Bahia

A tendência é que chova mais no centro sul e oeste da Bahia hoje e nos próximos dias. Com condições de perigo para temporais e chuva volumosa nessas áreas. Mas, não se descartam danos nas demais áreas do estado, inclusive em Salvador, pois também teremos fortes instabilidades e volumes elevados a partir de quinta-feira (15/12) pelo norte baiano, local que está há vários dias com tempo seco e baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia.

E toda essa precipitação tem relação com um corredor de umidade que vem da Amazônia e o calor na região. Como esse corredor de umidade será mais persistente e semi-estacionário, e mais o padrão de circulação dos ventos em altitude, há condições para a formação Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir da quinta-feira (15/12). Sendo que será organizado pela passagem de uma frente fria na costa do Sudeste que também dará origem a uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo e do Sul da Bahia já na quarta-feira (14/12), e que essa mesma baixa ajudará a organizar a ZCAS entre a Região Norte e a costa do Espírito Santo e do sul baiano.

A previsão é que a ZCAS fique até o dia 19 de dezembro, próxima segunda-feira, pelo Brasil.

Até o dia 18 de dezembro chova entre 100 e 300mm do oeste, centro e sul baiano.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário