Pela primeira vez desde a determinação do ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o uso da tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a exibiu nesta segunda-feira (21/07). Durante uma visita ao Congresso Nacional, ele posou ao lado de apoiadores com o equipamento de monitoramento à mostra. As informações são do O Globo.
As imagens também foram divulgadas nas redes sociais dos deputados Maurício do Vôlei (PL-MG) e André Fernandes (PL-CE).
“Prenderam um homem honesto, enquanto um criminoso governa o país”, escreveu Fernandes em foto publicada no Instagram. Vale frisar que o ex-presidente não está preso, mas sim sob medida cautelar.
Desde que teve as medidas cautelares impostas sobre ele, Bolsonaro havia se recusado a mostrar publicamente a tornozeleira. Na última sexta-feira (18/07), o ex-presidente disse, durante entrevistas a coletivas de imprensa, que não pretendia exibir o equipamento por considerá-lo motivo de constrangimento.
— Não vou mostrar porque é uma humilhação — afirmou na ocasião.
A “virada de chave” na decisão de exibir a tornozeleira pode significar uma mudança na estratégia. Isso porque os aliados publicam nas redes sociais mensagens que reforçam a narrativa de perseguição.
Outro aliado, Maurício do Vôlei, escreveu na legenda “maior injustiça da história desse país”.
Bolsonaro foi ao Congresso para participar de uma coletiva de imprensa organizada por deputados da oposição, em defesa do ex-presidente. Contudo, Bolsonaro desistiu de discursar após uma decisão de Moraes que proíbe a veiculação de entrevistas e declarações nas redes sociais.
Bolsonaro mostrou tornozeleira em meio a tumulto
Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro mostrou a tornozeleira em outra ocasião, nesta segunda-feira, após uma reunião com deputados e senadores do PL na Câmara dos Deputados. Durante a saída, o ex-presidente ficou cercado de congressistas aliados, jornalistas e repórteres cinematográficos, o que causou um tumulto. Em meio ao aglomerado de pessoas, uma mesa de vidro localizada no Salão Verde da Casa foi quebrada.
Em um vídeo divulgado pela CNN, é possível ver Bolsonaro descendo as escadas, levantando a calça e mostrando a tornozeleira aos presentes.
— Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus — disse ele aos jornalistas nesta segunda-feira.
veja o vídeo abaixo: