Sete são presos em megaoperação contra o crime organizado na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

Na manhã desta quarta-feira (16/07), uma operação integrada entre os Ministérios Públicos da Bahia (MPBA) e do Espírito Santo (MPES), por meio dos seus Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul do MPBA e Gaeco do MPES), resultou na prisão de sete pessoas ligadas ao crime organizado. A ação faz parte da segunda fase de uma investigação que mira integrantes da facção criminosa autointitulada “Primeiro Comando de Vitória (PCV)”.

Duas prisões foram efetuadas em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Um dos detidos é apontado como integrante da facção com atuação no Espírito Santo. O outro foi preso por estar foragido do sistema prisional e foi localizado na companhia do primeiro.

As outras cinco prisões ocorreram no Espírito Santo. Além das detenções, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Durante as ações no Espírito Santo, as equipes apreenderam cerca de R$ 25 mil em dinheiro vivo, além de aparelhos celulares que serão periciados.

A operação tem como foco a repressão ao tráfico de drogas e à atuação criminosa da facção PCV, que vinha organizando e executando crimes no município de Serra (ES) de forma sistemática.

Além dos Ministérios Públicos, participaram da operação a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), a Força-Tarefa da Polícia Federal em Porto Seguro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as Polícias Militares dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Polícia Civil da Bahia, o Grupo de Combate às Organizações Criminosas da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais (GCOC BH/GAECO), o Batalhão de Choque da PMMG, o Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul (CPR-ES/PMBA) e a Companhia Independente de Policiamento Tático do Extremo Sul (CIPT-ES/PMBA).

As autoridades destacam que a ação conjunta é uma resposta firme e coordenada das instituições de segurança pública para desarticular grupos criminosos que operam em diversos estados, com foco no tráfico de entorpecentes e outros crimes correlatos. Novas fases da operação não estão descartadas.

Por Informações: PCBA

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário