Desfile de 7 de Setembro começa com passagem de Lula em carro aberto

O desfile de 7 de Setembro começou com a passagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em carro aberto. O tema deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Lula foi recepcionado pelos chefes das Forças Armadas para conceder autorização para o início da celebração, neste sábado (7/9), na Esplanada dos Ministérios. A expectativa é que 30 mil pessoas assistam à cerimônia em Brasília.

O evento que celebra o Dia da Independência tem ao menos três temáticas centrais, de acordo com o governo federal: a vacinação, o programa Mais Médicos, e a presidência do Brasil no G20. Está prevista ainda uma homenagem ao povo gaúcho, severamente atingido por enchentes.

A celebração cívico-militar terá a apresentação de membros das Forças Armadas juntamente com veículos da defesa nacional. Um dos destaques é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, prevista para 10h30.

O evento também vai contar com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles vão levar as bandeiras de todas as 27 unidades da federação e vão fazer alusão também aos principais temas do desfile.

Autoridades

Até o momento, estão presentes: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do governo Lula Ricardo Lewandowski (Segurança Pública e Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Extraordinário do Rio Grande do Sul); o advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; 0 ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o governador do

Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Uma das ausências importantes no desfile é a da minsitra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ela esteve com Lula na sexta-feira (7/9) para conversar com o presidente sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Ela é uma das pessoas que teriam sido vítimas do ex-ministro de Lula.

 

Atletas olímpicos também marcam presença no evento. Entre eles está o maratonista Caio Bonfim, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, neste ano. Muitos dos atletas olímpicos brasileiros são integrantes do programa de auto rendimento do Exército.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário